FAQ | Dúvidas frequentes

01. O que significa VoIP?

VoIP é a sigla em Inglês para "Voice over Internet Protocol", ou em português, "Voz sobre protocolo Internet". A tecnologia VoIP permite que a voz, normalmente transportada pela rede de telefonia, seja transportada via Internet. Como a Internet é uma rede mundial, isto significa que você pode usar esta tecnologia em qualquer lugar do mundo onde houver acesso à Internet.


02. O que é Voz sobre IP?

A voz é digitalizada (tranformada em dados) que são passados por meio de pacotes entre cada telefone IP. A tecnologia VoIP utiliza a troca de pacotes com vantagens enormes sobre a telefonia convencional. Por exemplo, a troca de pacotes possibilita que diversas chamadas telefônicas ocupem o espaço antes ocupado por somente uma chamada da rede convencional. A maior vantagem da tecnologia VoIP é que o custo das chamadas telefonicas utilizando a internet ou as redes Lan entre telefones ip é inexistente, ou seja, não custa nada falar pela internet a não ser o preço da própria conexão com seu provedor de acesso.


03. Como funciona o serviço?

Cada unidade da sua empresa, tanto matriz quanto filias, necessitará ter instalado um equipamento com suporte a VoIP (SIP), os quais serão identificados com um ramal único, permitindo assim que estes ramais façam ligações entre si (todas estas ligações sobre a Internet). Estes novos ramais poderão estar conectados as centrais PBX já disponívies (como uma posição de linha tronco FXS), permitindo que todos os antigos ramais de sua central PBX passem a ter acesso e efetuar ligações VoIP. Bastará digitar o número pré-configurado em sua central PBX para acessar este novo ramal, seguido então do ramal VoIP da unidade de destino. A ligação é então transformada em pacotes de dados e enviada para o destino, através da internet, sem utilizar o serviço público de telefonia.


04. Como é a qualidade da ligação VoIP?

A qualidade da conversação pelo VoIP depende somente da velocidade do acesso a Internet e da banda disponível para o Telefone IP no momento da ligação. Quando o acesso é lento podem ocorrer perdas de pacotes de informação ou atrasos de um computador a outro, o que causa falhas e diminuição na qualidade da ligação. Utilizando-se acesso de banda larga a qualidade compara-se ao da telefonia convencional.


05. Como garantir qualidade com VoIP?

Reservando uma determinada banda para cada canal de VoIP. Isto pode ser feito através do Gateway que faz conexão com a Internet ou através da programação do roteador (QoS é Quality of Service) priorizando o tráfego de VoIP em relação aos outros tipos de tráfego (http, ftp, etc).


06. Para onde posso ligar com o VoIP?

Através do VoIP é possével fazer ligações de qualquer lugar no mundo para qualquer lugar no mundo utilizando-se provedores de telefonia IP (ITSP). Basta apenas ter um acesso à Internet que é possível fazer ligações para qualquer tipo de telefone, tanto para celulares como para telefones fixos.


07. Qual é o Protocolo de Sinalização utilizado pelo Servidor VoIP?

SIP - Session Initiation Protocol (IETF). Tem a mesma finalidade do H.323, porém é mais moderno e menos complexo, e vem sendo adotado com maior frequência pelos sistemas VoIP.


08. Que tipos de Redes suportam VoIP?

É possível implementar em quaisquer tipos de Redes cujo protocolo é o TCP/IP, ou seja, funcionam independentes do tipo de rede utilizado, sejam elas, Frame Relay, ATM, VPN, ADSL, cable modem e os meios de transmissão podem ser de qualquer tipo (par metálico, rádio, ótico, satélite, etc.).


09. Teste a velocidade de sua conexão

Acesse os endereços:

http://speedtest.copel.net, clique em "Iniciar teste", após alguns segundos o site mostrará o resultado da velocidade de sua conexão com a internet.

http://www.speedtest.net,clique em "BEGIN TEST", após alguns segundos o site mostrará o resultado da velocidade de sua conexão com a internet.

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